domingo, 21 de maio de 2017

Só o som dos pássaros


Não recebo uma mensagem em mais de 40 horas. 
Para dizer a verdade, não sei se recebi ou não. O fato é que, se recebi, não fiquei sabendo. 
Após uma estranhamente dolorosa reviravolta de acontecimentos na sexta à noite, voltei para casa com o propósito de encontrar uma frase ou um parágrafo que definisse a noite e pudesse ser postado. Após duas curtas - porém penosas - horas, percebi que não encontraria nenhuma pronta, e não tinha o estômago para escrever a minha própria. Estava, então, completamente sem rumo em frente à descoberta de que não havia como mostrar para as pessoas o que se passava dentro de mim.
Até que percebi que não precisava mostrar. 
Veja bem, há certas coisas que temos que resolver na companhia de nós mesmos, e apenas nós mesmos. Não existem jeitos de mudarmos as pessoas que nos machucam, mas existem jeitos de curarmos nossos machucados. Não há como obrigar alguém a se desculpar, principalmente quando você não sente vontade alguma de explicar a ferida. Mas há como cuidar de nossas próprias feridas.
Fui imediatamente invadida por uma vontade inexplicável de não falar com mais ninguém. A constante presença de outras pessoas em minha vida, observando tudo o que fazia - e muitas vezes o que sentia - vinha me esgotando há tempos. Vinha sentindo um cansaço sem fundamento, não era sono e nem cansaço físico. Estava mais para uma mente que passara dos limites.
A solução imediata me pareceu simples: cortaria os meios de comunicação que ligavam os outros a mim. Passaria o final de semana em silêncio. Não saberia o que acontecia com os outros, e os outros não saberiam o que acontecia comigo. 
Sábado e domingo seriam usados para o propósito para o qual eles foram criados: descanso. E não existe descanso acompanhado de interação humana. 
Qualquer tipo de relacionamento é cansativo. Qualquer tipo de relacionamento indireto é ainda pior. Não é possível realmente se comunicar com alguém (como percebi) por meio de outra pessoa. Imagine, então, por meio de mensagens instantâneas ou por parágrafos escritos por outras almas postados tarde da noite na internet. 
Excluí os aplicativos.
Meu celular está quieto há dois dias. 
E acho que o silêncio me cai bem.
(may 21st)

Nenhum comentário:

Postar um comentário