segunda-feira, 1 de julho de 2019

Entendendo Odisseu.

Às vezes acordo em Ítaca
Sobre a areia cintilante e as pedras mais redondas que já vi,
E esqueço da existência de Pompéia
Esqueço do mar invadindo Creta
E do som dos cascos dos navios se chocando
E existe apenas aqui, agora.
Os barulhos das ondas nos rochedos
E Apolo acariciando minha pele com a maior serenidade do mundo.
O cheiro de sal e Poseidon gentilmente tirando o cabelo do meu rosto.
O mundo é mais suave aqui.
As tormentas não existem
E os lestrigões não têm poder.
O vinho é mais doce
E o silêncio é um amigo fiel.
A vida é mais mansa, 
E você passaria dez anos no mar
Tentando achar o caminho de volta pra cá
Se precisasse. 
Caminho pela praia à noite, e Ártemis me conta histórias e segura minhas mãos como se fossem a única coisa que vale a pena segurar,
E Ícaro ainda está aqui, e nós nadamos até muito além de onde nossos pés deixam de alcançar o chão e então voltamos sãos e salvos para os braços de Ítaca, eterna mãe paciente.
No  cair da tarde as Musas me levam até o topo dos rochedos e me contam de tudo que é belo e bom.
Apontam para as estrelas e me fazem rir, dançar e cantar sobre tudo,
nós dez.
Ítaca
é tudo o que você imaginou e então um pouco mais.
Ela vale 
infinitamente mais
que dez anos.
(april 2nd, 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário